segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Emprego temporário pode virar fixo. Saiba como!



Para quem está procurando o primeiro emprego, as vagas temporárias de fim de ano são boas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. De acordo com especialistas, cerca de 30% delas são convertidas em vagas fixas. Mas o que fazer para ter mais chances de ficar na empresa? É importante procurar uma vaga com a qual a pessoa tenha identificação, pois assim fica mais fácil ela trabalhar com interesse no que faz, recomenda Carlos Freitas, sócio-diretor da Vector Skills Inteligência Educacional Corporativa, empresa especializada em educação corporativa e qualificação profissional. É preciso aproveitar a oportunidade para mostrar sua capacidade de realização e produção.
É primordial se dedicar ao máximo porque o período temporário é uma vitrine para o trabalhador. Além de cumprir os horários e normas da empresa, o funcionário deve se mostrar sempre útil, saber conversar, atender muito bem aos clientes e estar à disposição para ajudar colegas e fazer horas extras, destaca Fátima Sanches, gerente de Desenvolvimento de Pessoal da Personal Service, empresa de gestão de recursos humanos.
Outras formas de sair na frente, é se informar sobre a empresa e o segmento em que ela atua, dar sugestões para reduzir gastos ou para melhorar a forma de trabalho, diz ela. Segundo Fátima, o temporário deve ficar atento à sua apresentação. É imprescindível estar limpo, com a roupa passada, cabelo bem penteado, barba feita, unhas cortadas, sem piercings ou tatuagens à mostra e sem decotes.
Além da aparência, o comportamento do empregado também é avaliado. Os temporários são constantemente observados e devem adotar atitudes corretas no trabalho. Mesmo que aquela ocupação não seja a dos sonhos, a pessoa deve trabalhar e se dedicar como se fosse para conseguir outras oportunidades na empresa, ensina Carlos Pessoa, vice-presidente de Relações Trabalhistas e Sindicais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional).
EXEMPLOS - Angélica Oliveira Pontes, 18 anos, aproveitou uma oportunidade temporária e foi contratada para trabalhar no Osasco Plaza Shopping. Comecei como aprendiz temporária. Quando o contrato acabou, fui efetivada como auxiliar de departamento pessoal, diz ela, que acredita o que a ajudou a garantir a vaga foi a vontade de aprender. Se a pessoa tiver uma meta, é preciso lutar por ela, se dedicar e ter responsabilidade, diz.
Bianca Oliveira de Souza, 30 anos, é outro exemplo. Depois de estagiar na área de auditoria do shopping, foi contratada por meio da criação de uma vaga especialmente para ela. Foi meu primeiro emprego. Acredito que consegui permanecer porque gosto do que faço e adquiri confiança da empresa, pois meu cargo exige sigilo.
Fonte: Zap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário